Nivelamento a laser: 5 problemas que podem ser solucionados

nivelamento a laser
7 minutos para ler

Parece que o maquinário está sempre apresentando defeitos? Os equipamentos têm tido vibração excessiva? Os custos com manutenção não param de aumentar? Para todos esses problemas, a solução pode ser mais simples do que você imagina: o nivelamento a laser.

A perda de produtividade das máquinas e os danos prematuros às peças muitas vezes estão relacionados ao posicionamento incorreto dos componentes em relação ao projeto. No entanto, nem sempre os instrumentos tradicionais de medição de desvios são confiáveis.

A tecnologia de nivelamento a laser oferece a precisão capaz de elevar significativamente a qualidade da operação, decisiva no contexto da Indústria 4.0. Quer entender melhor sobre esse serviço, além de conferir os 5 principais problemas solucionados com ele? Então, continue a leitura!

Entenda o que é e como funciona o nivelamento a laser

Esse serviço consiste no posicionamento correto das bases de apoio, dos componentes de máquinas industriais e de equipamentos. A grande inovação está na precisão proporcionada pela tecnologia utilizada no nivelamento a laser, bastante superior ao que as ferramentas de medição analógicas são capazes de proporcionar.

O procedimento é relativamente simples: o operador usa alguma referência em suas medições, sendo normalmente o plano gravitacional ou algum componente determinado no projeto específico do cliente. Após determinada a referência, é realizado todas as medições necessárias para conclusão do trabalho com o equipamento de leitura a laser.

Depois, é utilizado um software de medição tridimensional que analisa as informações obtidas com o equipamento a laser e indica para o operador o valor do desvio com uma precisão de aproximadamente 0,010 mm por metro.

As chances de erros de cálculo caem praticamente a zero, assim como as margens de erro ou a possibilidade de leitura incorreta pelo operador, um problema possível no caso dos equipamentos analógicos.

Apesar de ser idealmente realizado na instalação das máquinas — um momento crítico para o correto posicionamento dos componentes —, o nivelamento a laser também pode ser parte de uma rotina de manutenções preventivas.

Veja 5 problemas solucionados com o nivelamento a laser

Começando pelo aumento nos níveis de vibração e de temperatura dos equipamentos, o desnivelamento de componentes leva a uma série de impactos negativos que resultam na perda de lucratividade na indústria. Veja quais são os 5 problemas que podem ser solucionados com o nivelamento a laser a seguir.

1. Vibração e temperatura excessiva

Quando os componentes de uma máquina estão desnivelados em relação à referência, ou quando há torção nas bases de apoio, a vibração e a temperatura podem se tornar excessivas. Com isso, a carcaça do equipamento sofre prejuízos, o que compromete a operação dos componentes internos e apressa a depreciação da máquina, levando à redução em sua vida útil.

2. Baixa eficiência dos equipamentos

Pequenos desvios na base de apoio das máquinas podem parecer detalhes inofensivos. No entanto, esse é um dos principais problemas que levam à perda de eficiência produtiva, já que impedem a máquina ou equipamento de operar em sua plena capacidade de carga e rotação.

3. Quebra prematura de componentes

Como dito, o desnivelamento leva à torção da carcaça da máquina e à vibração excessiva da estrutura dos equipamentos. Assim, os componentes são comprometidos e passam a operar em condições extremas, sendo que as quebras prematuras são um dos efeitos mais esperados. A consequência imediata é o aumento no tempo de máquinas paradas para troca.

4. Perda do desempenho produtivo

Com o elevado tempo de máquinas paradas e a redução na eficiência produtiva das máquinas e equipamentos, o desempenho da fábrica fica aquém da capacidade alcançada quando todos os componentes estão perfeitamente alinhados e nivelados. Ainda, equipamentos operando com vibração excessiva podem comprometer a qualidade do produto, aumentando as taxas de refugo de produção.

5. Redução na lucratividade do negócio

No médio e longo prazo, todos esses problemas levam a um elevado custo com manutenções corretivas, o que, por si só, já compromete o balanço de lucros da indústria. Soma-se a isso o desperdício de recursos, incluindo tempo e matéria-prima, além da perda de capacidade produtiva, o que consequentemente limita a possibilidade de ganhos da empresa.

Conheça os diferenciais da Lasermec no serviço de nivelamento a laser

Além de um know-how significativo, fruto de quase 20 anos de experiência em seus serviços, a Lasermec tem outros diferenciais. Para começar, somos apaixonados por novas tecnologias e a inovação faz parte de nossa essência. Por isso, os equipamentos utilizados são de última geração. No nivelamento a laser, trabalhamos com os equipamentos mais eficientes do mercado:

  • o Laser Tracker Leica AT401;
  • o Laser Tracker API OT2 e VProbe;
  • a Estação Total Leica TS06;
  • e o software Polyworks, de medição tridimensional.

Esses recursos garantem aos nossos serviços uma qualidade diferenciada, em que a precisão nas medições e a praticidade na operação são protagonistas. Além disso, temos colaboradores altamente capacitados e procedimentos padronizados, seguindo importantes referenciais de qualidade, como a ISO 9001.

Ainda, um dos maiores diferenciais é o foco no sucesso do cliente. Como o objetivo de nossas soluções é garantir o máximo de eficiência e produtividade para as indústrias, temos um atendimento flexível — realizado em qualquer lugar do Brasil, sete dias por semana.

Por fim, nossa garantia não tem prazo de validade. Os clientes podem contatar o suporte para esclarecer dúvidas ou solicitar manutenções a qualquer momento após a realização do serviço.

Case de sucesso

Para que você tenha uma ideia da relevância do nivelamento a laser no desempenho industrial, vamos a uma experiência da Lasermec. Um de nossos clientes enfrentava altos custos com um gerador de energia parado devido às condições extremas em que o equipamento estava operando.

Desnivelada em relação ao projeto, as placas de apoio ocasionavam problemas no funcionamento do gerador. Com isso, o número de componentes danificados levava a uma taxa de reposição de peças bastante elevada.

Com nossa tecnologia, identificamos os desvios nas placas de apoio dos geradores de energia em relação à referência. Após o serviço de nivelamento a laser com extrema precisão, liberamos a reinstalação do gerador.

Os resultados relatados pelo cliente foram: diminuição da vibração global do equipamento, redução na temperatura dos mancais e ausência de quebras prematuras dos componentes. Além disso, o gerador está operando nas condições ideais do projeto, alcançando alta eficiência.

Deu para ver como o nivelamento a laser é essencial para o desempenho produtivo nas indústrias, não é? Desvios no posicionamento de componentes do maquinário podem parecer um problema pequeno, porém, em um contexto de alta competitividade como o que vivemos, buscar soluções para essa situação é algo decisivo para a saúde do negócio.

Portanto, entre em contato com a gente! Nós podemos ajudar sua empresa a alcançar os melhores resultados!

Você também pode gostar

4 thoughts on “Nivelamento a laser: 5 problemas que podem ser solucionados

  1. Bom dia ! Eu trabalho com reformas e overhall de prensas com precisão de 0,0005″ e gostaria de saber mais desse equipamento de nivelamento a laser.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.